Zeca Dirceu (PT-PR) sugeriu que número de visualizações pode ter sido
Em seu perfil no Twitter/X, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) suspeitou de “algo muito errado” na quantidade de visualizações obtidas pelo vídeo publicado por seu colega de Câmara, Nikolas Ferreira (PL-MG). A declaração foi postada na tarde desta quinta-feira, 16.
Em apenas 48 horas, o vídeo em que Nikolas critica as mudanças no monitoramento do Pix já soma mais de 310 milhões de acessos na plataforma Instagram. Para Dirceu, no entanto, esse número pode ter sido manipulado.
“Existem cerca de 130 milhões de contas do Instagram no Brasil, muitas delas inativas e outras várias de uma única pessoa que administra muitas contas”, considera o deputado. “Como explicar um vídeo ter 300 milhões de visualizações? Tem algo muito errado aí.”
Porém, o deputado não contava com o recurso de Notas da Comunidade do Twitter/X. Usuários da plataforma checaram o conteúdo e informaram que, ao contrário do que a publicação insinua, basta que uma pessoa assista ao menos três segundos do vídeo para que se contabilize a visualização.
“Portanto, se a mesma pessoa assistir ao vídeo várias vezes, cada visualização que durar 3 segundos ou mais será contabilizada”, destaca a nota. Como fonte, é citado um artigo do próprio Instagram, que explica como funciona a contagem na plataforma.
Para Dirceu, ainda que seja possível que a mesma pessoa assista ao vídeo várias vezes, sua suspeita permanece. “Este número de 300 milhões não existe, está fora da curva e merece sim investigação”, diz o deputado.
*Fonte:Revista Oeste