Deputado do Republicanos teve 444 votos na eleição deste sábado, 1º
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos no início da noite deste sábado, 1º. Ele era o preferido na disputa, além de ter sido o indicado do então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Hugo Motta não ultrapassou seu antecessor, Arthur Lira — que teve 464 votos em 2023. O parlamentar do Republicanos elegeu-se para o biênio 2025-2027. Ele disputou com os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que tiveram 31 e 22 votos, respectivamente.
Em seu discurso antes da votação, Hugo Motta agradeceu o apoio de Lira e enalteceu o seu antecessor: “Deixa para nós o maior legado de realizações legislativas e transformações reais na vida dos brasileiros que esta Casa pode, com a participação de todos, oferecer ao país, desde Ulysses Guimarães”
“Não falo isso como retórica. Os feitos, os fatos, as inúmeras emendas constitucionais, as reformas que comandou para o bem do país, sua colossal agenda, fechando com a histórica reforma tributária, tudo isso faz de sua gestão só comparável ao do timoneiro da redemocratização”, acrescentou.
Mesa diretora na presidência de Hugo Motta
A reunião de líderes da Câmara dos Deputados na manhã deste sábado, 1º de fevereiro, definiu os indicados de cada bloco partidário para a nova Mesa Diretora da Casa, na gestão de Hugo Motta.
Na reunião, definiu-se os seguintes nomes para a Mesa Diretora:
- Altineu Côrtes (PL-RJ) – 1º Vice-presidente
- Elmar Nascimento (União-BA) – 2º Vice-presidente
- Carlos Veras (PT-PE) – 1º Secretário
- Lula da Fonte (PP-PE) – 2º Secretário
- Delegada Katarina (PSD-SE) – 3ª Secretária
- Sérgio Souza (MDB-PR) – 4º Secretário
*Fonte: Revista Oeste