Confiança do consumidor diminui no mês de janeiro, diz pesquisa

Dados coletados pela Associação Comercial de São Paulo (ASCP) sinalizam corrosão no poder de compra dos brasileiros

Uma pesquisa da PiniOn, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostrou que o Índice Nacional de Confiança (INC) do consumidor, em janeiro, foi de 102 pontos. Trata-se de uma diminuição de 1% em relação a dezembro e 2,8% na comparação com o mesmo período de 2024.

O INC é realizado desde 2005 pela ASCP. O índice leva em consideração a confiança do consumidor brasileiro em alguns recortes regionais e também de classes sociais. A avaliação vai de 0 a 200 pontos. São considerados pessimistas os resultados abaixo dos 100 pontos.

Participaram da pesquisa de janeiro, em nível nacional, 1,6 mil famílias. A sondagem levou em consideração residentes das capitais e também do interior.

Os resultados apresentaram contrastes em diferentes regiões do Brasil. No Centro-Oeste e no Nordeste, notou-se uma estabilidade nos resultados. Os dados colhidos no Sudeste e no Nordeste apontaram queda. O Sul é a única região que apresentou aumento no INC.

As camadas sociais também tiveram resultados heterogêneos. Consumidores das classes A, B e C relataram diminuição na confiança. Os grupos D, C e E apresentaram crescimento.

Café Consumidor Brasil
Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) afirmou que o preço do café deve aumentar nas próximas semanas | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Os resultados negativos de janeiro refletem o descontentamento das famílias com as suas atuais situações financeira perante a inflação. Dentro disso, ainda se destaca a preocupação com a expectativa de renda e ao emprego — o qual se mostrou menos seguro.

A diminuição do INC revela que os brasileiros estão menos dispostos a comprar itens de bens duráveis, como uma geladeira ou um fogão. Além, é claro, de passivos de maior valor, como carro e casa.

Saiba por que a confiança do consumidor diminuiu em janeiro

Segundo o economista da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa, a queda na confiança do consumidor brasileiro deve-se a uma crescente inflação e à desaceleração da atividade econômica. Gamboa afirmou que o cerne do resultado negativo está instalado no aumento do preço de produtos elementares, como bebidas e alimentos.

“Esses fatores tendem a deixar o consumidor mais cauteloso em suas decisões de compra”, explica Ruiz de Gamboa.

*Fonte: Revista Oeste