Áudio mostra coação de servidores de Belford Roxo (RJ) para irem a evento de Lula

Diretoras de escola orientaram funcionários a levar faixas para apoiar o governo e a aplaudir o petista

O site Metrópoles publicou nesta quarta-feira, 7, um áudio que mostra a coação de servidores da cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para irem a um evento no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na terça-feira 6. De acordo com a gravação, os funcionários foram obrigados em razão de uma determinação do prefeito do município, Waguinho, marido da ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro.

Segundo o portal, o áudio foi gravado durante reunião na sexta-feira 1º na Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos. O Metrópoles publicou o áudio em seu perfil no Twitter/X.

Áudio mostra coação de servidores de prefeito no RJ para irem a evento de Lula ontem. Diretora da Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos explica na gravação que prefeito Waguinho queria todos na inauguração de Lula, e haveria almoço, boné e ônibus. Da @blimag_ pic.twitter.com/6nbX0D8G3w— Guilherme Amado (@guilherme_amado) February 7, 2024

Servidores de Belford Roxo foram orientados a levar faixas de apoio ao petista e a aplaudir Lula

Lula Belford Roxo
No áudio, diretoras de escola dizem que prefeito Waguinho providenciou ônibus, alimentação e camisetas para servidores irem ao eventos apoiar Lula | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na gravação, uma das diretoras informou que a prefeitura enviaria um ônibus para os servidores da escola irem ao evento e que seriam oferecidas refeições, como café da manhã, almoço e lanche, além de água.

A gravação mostra que as diretoras deram orientações sobre o evento e disseram que, apesar do ponto facultativo decretado pelo prefeito, o dever seria ir ao comício de Lula. Elas também orientam os servidores a aplaudirem o petista e a usarem bonés e levarem faixas em apoio ao presidente. Uma delas disse que esse foi um pedido do prefeito Waguinho.

“Todo mundo sabe que terça-feira é ponto facultativo, mas não é ponto facultativo para a gente ficar em casa. Conclusão: todos nós terça-feira lá [no evento de Lula]. […] O prefeito já viu a questão do almoço, vão distribuir as camisas, vai ter almoço. Nós vamos com vocês no ônibus, vamos deixar vocês lá e vocês vão ficar representando a escola, vai ter a faixa, que nós vamos deixar com vocês. Nós precisamos, obviamente, da presença de todos os funcionários”, disse uma das diretoras na reunião.

Lula Belford Roxo
Imagens de fotógrafa da Agência Brasil mostram faixas de apoio a Lula e camisetas favoráveis ao petista | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

De fato, Waguinho decretou ponto facultativo na terça-feira, dia do evento de Lula em Belford Roxo. Ele usou como justificativa oficial no decreto publicado no Diário Oficial do Município o “movimento de veículos” causado pela comitiva presidencial.

O evento em Belford Roxo foi acompanhado pela Agência Brasil, que registrou a manifestação favorável a Lula. Além de faixas, há pessoas com camisetas de apoio ao governo.

Lula visitou Belford Roxo para inaugurar uma escola municipal que leva o nome de seu falecido neto, Arthur Araújo Lula da Silva, que faleceu aos sete anos, em 2019.

*Fonte: Revista Oeste