Com salário, mulher pode comprar batom e calcinha, diz Lula

O presidente deu a declaração menos de uma semana depois de ter participado de um almoço especial do Dia Internacional das Mulheres

Nesta terça-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “mulher com salário” não depende do pai para “comprar calcinha e batom”. A declaração foi dada no Palácio do Planalto, em evento de inauguração de cem novos institutos federais de educação.

“Quando uma mulher tem profissão, salário e pode custear a vida dela, não vai viver com nenhum homem que não goste dela”, disse o petista. “Ela não vai ficar dependente: ‘Ah, preciso do meu pai para me dar R$ 5 para comprar batom, R$ 10 reais para comprar uma calcinha’.”

Lula deu a declaração menos de uma semana depois de ter participado de um almoço especial do Dia Internacional das Mulheres. A primeira-dama, Janja, também participou do evento.

Lula fala durante a cerimônia de anúncio de 100 novos Institutos Federais
Lula fala durante a cerimônia de anúncio de 100 novos institutos federais | Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

O presidente disse que, muitas vezes, uma mulher continua em um relacionamento violento por não ter condições financeiras de sair dele, especialmente se tiver filhos.

Lula disse ainda que ter uma profissão garante mais liberdade às mulheres. “Tendo uma profissão, ela vai ter espaço de disputar trabalho no mercado de trabalho, fora de casa”, afirmou o presidente.

O instituto federal oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os cursos são focados no público de jovens e adultos. Serão construídos 38 unidades no Nordeste, 27 no Sudeste, 13 no Sul, 12 campi no Norte e 10 no Centro-Oeste.

*Fonte: Revista Oeste