A recepção a Macron no Planalto

Presidente da França foi recebido por Lula com pompas

Os presidentes Lula e Emmanuel Macron se encontraram no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 28. O francês foi recebido com pompas pelo petista no evento, que atrasou uma hora e meia.

Ministros de Estado do governo prestigiaram Macron, entre eles, Simone Tebet (Planejamento), José Mucio (Defesa), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), André Fufica (Esportes) e Paulo Pimenta (Secom). Na área reservada a integrantes do governo, eles passaram a maior parte do tempo no celular, em vez de interagir entre si.

ministro de lula no celular
Ministros de Lula compareceram ao Palácio do Planalto para reunião do presidente brasileiro com o chefe do Executivo francês | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

Depois de assistir a uma demonstração militar, Macron se reuniu a portas fechadas com Lula. Ambos discutiram o acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul — divergência entre os dois países — e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

macron e lula
Macron e Lula no Palácio do Planalto — 28/3/2024 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

Durante a tarde, Macron e Lula farão uma declaração à imprensa e participarão de um almoço no Itamaraty. O francês também tem uma agenda prevista com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Nesta quinta, Lula também vai condecorar Macron com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Lula e Macron assinaram ainda 20 termos de cooperação.

Imprensa francesa e admiradores compareceram à recepção a Macron

Além de jornalistas brasileiros, repórteres franceses das agências AFP e France Press estiveram no local, com direito a tradução simultânea. Houve ainda a presença de admiradores de Macron nas dependências do Planalto, que conseguiram acesso.

*Fonte: Revista Oeste