Agronegócio brasileiro encerra trimestre com recorde de adesão no mercado internacional

Foram 18 novos mercados em 26 países

O agronegócio brasileiro conquistou 18 novos mercados em 26 países no primeiro trimestre de 2024. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, esse período se tornou o mais bem-sucedido da série histórica.

Os países que fortaleceram a parceria com o Brasil são os seguintes: África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia (África); Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Singapura (Ásia); Grã-Bretanha e Rússia (Europa); Austrália (Oceania); e Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México (Américas)

As aberturas dos mercados para o agronegócio brasileiro contemplam todos os continentes 

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A busca pelo desenvolvimento de um produto com qualidade contribuiu para tornar o país o mais preparado para alimentar o mundo | Foto: Divulgação/CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a abertura não contempla apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é exportador, como carne e soja, mas também de pescados, sementes, gelatinas, ovos, produtos de reciclagem animal, açaí em pó, café verde e embriões. 

Conforme noticiado em 18 de março, o governo federal já havia anunciado a autorização sanitária para a exportação desses produtos agropecuários. 

Segundo o governo, somente no ano passado, o Brasil exportou cerca de US$ 375 milhões em gelatinas para cerca de 70 países. 

O Reino Unido é o terceiro mercado aberto para a exportação do produto neste ano. Isso ocorreu depois do estabelecimento de parcerias comerciais com El Salvador e Estados Unidos.

*Fonte: Revista Oeste