Desde a madrugada, a cidade enfrentou fortes chuvas, o que causou a elevação do nível do Lago Guaíba
Com chuvas intensas e uma estação de bombeamento com capacidade reduzida, o bairro Menino Deus, em Porto Alegre, enfrentou mais alagamentos nesta quinta-feira, 23.
O temporal atingiu, principalmente, as ruas Botafogo, José de Alencar e Praia de Belas. Além disso, outros seis bairros sofreram com o acúmulo de água: Cidade Baixa, Centro, Jardim Itu, Praia de Belas, Ipanema e Cavalhada.
Desde a madrugada, Porto Alegre enfrentou fortes chuvas, o que causou a elevação do nível do Lago Guaíba. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) reportou que uma das estações de bombeamento no bairro Menino Deus está com capacidade limitada. No início do mês, a região já havia sido evacuada em virtude das enchentes.
Para a reportagem de Oeste, o empresário Marcelo da Silva, de 37 anos, contou que, no início da manhã de hoje, a água do bairro Navegantes não passava de um palmo do chão. Contudo, perto das 12h, a enchente já alcançava os joelhos. “Estou na minha empresa de gastronomia e churrascaria com mais seis funcionários”, relatou Marcelo. “A água estava a um palmo do chão de manhã. Perto das 12h, a água subiu para o meu joelho.”
Porto Alegre sofre novos alagamentos
Já na quarta-feira 22, o bairro Menino Deus foi afetado pelos alagamentos nas ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas.
Essas enchentes são decorrência do desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, localizada na Rótula das Cuias, que resultou em inundações em Menino Deus e na Cidade Baixa, em 6 de maio.
De acordo com o Dmae, a intenção era adicionar um motor extra à operação, por meio da rede elétrica. A estação foi reativada, o que facilitou o escoamento da água em direção ao Lago Guaíba.
Na Avenida Praia de Belas, o alagamento surgiu em virtude do transbordamento do Arroio Dilúvio, que, por causa da gravidade, fez a água retornar às ruas por meio dos bueiros.
O Dmae publicou, no início da tarde de hoje, uma aviso sobre a intensidade das chuvas e reforçou que a população deve ficar atenta e, “em caso de necessidade, busque abrigo em local seguro”.
“Nossas equipes seguem trabalhando para ampliar o bombeamento das casas de bomba números 12, 13 e 16, que contemplam os bairros Menino Deus e Cidade Baixa”, informou o órgão, em vídeo. “Seguimos na limpeza das redes com caminhões hidrojato para retirar a areia e o lodo acumulados dos alagamentos.”
Anac fecha Aeroporto de Porto Alegre por tempo indeterminado, em razão dos alagamentos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, na quarta-feira, por tempo indeterminado, as operações de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
As operações só serão retomadas depois que a concessionária Fraport comprovar a restauração das condições no local. Segundo a Anac, a decisão foi baseada na impossibilidade de uso do sistema de pistas, o que afetou todo o complexo aeroportuário do Salgado Filho.
A reavaliação da situação do Aeroporto de Porto Alegre vai depender da redução do volume de água e da avaliação dos danos causados.
Previsão do tempo para esta quinta-feira
A chuva deve atingir a maioria das capitais brasileiras ao longo desta quinta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes, deve receber precipitação intensa.
O extremo norte do país e parte do Rio Grande do Sul registraram chuva intensa pela manhã.
*Fonte: Revista Oeste