Os líderes devem discutir investimentos e geopolítica antes da cúpula do G20 no Rio de Janeiro
O ditador da China, Xi Jinping, deve visitar o Brasil em novembro, antes da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, marcada para 18 e 19 de novembro. A viagem vai incluir um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Sul, em Brasília, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores. A CNN Brasil divulgou a informação nesta segunda-feira, 27.
A visita de Estado é um evento diplomático de grande importância, geralmente acompanhado de cerimônias formais. Em abril do ano passado, Lula foi recebido por Xi Jinping em Pequim, onde assinaram mais de 20 acordos em áreas como agricultura, meio ambiente e tecnologia.
O comércio entre Brasil e China atingiu recordes em 2023, com exportações brasileiras chegando a US$ 104 bilhões e importações alcançando US$ 53 bilhões. Durante a visita, espera-se que os líderes discutam investimentos chineses no Brasil e questões de geopolítica global.
Além do G20, Brasil e China são parceiros nos Brics, grupo de grandes economias emergentes. Também estão no grupo a Índia, a Rússia e a África do Sul. Xi Jinping deve renovar a proposta de adesão do Brasil à “nova rota da seda”, que prevê investimentos chineses em infraestrutura na América Latina e na África.
China quer fazer financiamento para o Brasil
A nova rota da seda inclui linhas de financiamento rigorosas, que têm gerado críticas por causa do endividamento excessivo de alguns países. Pequim exige o uso de mão de obra e produtos chineses nos projetos financiados, o que levanta dúvidas sobre os benefícios reais para o Brasil.
O governo chinês tem pressionado há anos para que o Brasil participe da iniciativa, mas a adesão ainda é incerta por causa das preocupações com as condições impostas e os potenciais impactos econômicos.
*Fonte: Revista Oeste