Ação faz parte de atividade prática do 1º Curso de Queimas Prescritas da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza, nesta terça-feira (04.06), às 8h30, uma queima prescrita na região do Mirante Alto do Céu, em Chapada dos Guimarães. Esta é mais uma ação preventiva do Governo do Estado contra os incêndios florestais e faz parte do cronograma do 1º Curso de Queimas Prescritas da corporação.
A Queima prescrita, é uma técnica utilizada em áreas rurais e florestais para reduzir o acúmulo de matéria orgânica combustível no solo, como folhas, galhos secos e vegetação rasteira. Essa técnica é aplicada de forma planejada e controlada, com o objetivo de reduzir o risco de incêndios florestais descontrolados.
A queima prescrita é feita em condições meteorológicas específicas, como umidade relativa do ar adequada, velocidade e direção do vento controláveis, e temperatura apropriada. Ela é realizada em uma época do ano em que o risco de propagação do fogo seja menor e com medidas de segurança adequadas para minimizar os impactos ambientais e proteger a vida selvagem.
Além de reduzir o risco de incêndios descontrolados, a queima prescrita também pode ter outros benefícios, como promoção da regeneração natural da vegetação, controle de pragas e doenças, e melhoria da saúde dos ecossistemas. No entanto, é importante que seja realizada com cautela e em conformidade com regulamentações ambientais para evitar danos ao meio ambiente.
Os militares realizaram aulas teóricas ao longo de uma semana e, na segunda-feira (03.06), fizeram uma visita técnica de reconhecimento de área para a realização da queima. Os alunos ainda irão fazer um estudo do comportamento do fogo na região.
*Fonte: Secom-MT