Integrantes do governo Lula e empresários estarão no evento
Entre 27 e 29 de junho, seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem comparecer ao 12º Fórum Jurídico de Lisboa, evento conhecido em Brasília como “Gilmarpalooza”.
O apelido jocoso surgiu em virtude do excesso de políticos que comparece ao ato promovido pelo IDP, instituto do decano da Corte, Gilmar Mendes. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Fundação Getúlio Vargas também figuram como organizadoras.
Dois juízes do tribunal confirmaram presença, além de Mendes: Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin. Embora ainda não tenham confirmado, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Flávio Dino constam na programação da cerimônia.
No meio da polêmica que o Gilmarpalooza provocou, André Mendonça, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux informaram que não comparecerão ao fórum.
Ministros de Lula repetem gesto de membros do Supremo Tribunal Federal
Ao jornal O Estado de S.Paulo, dez ministros do governo Lula que foram convidados para o Gilmarpalooza informaram que declinaram da proposta.
Confirmaram a viagem, contudo, Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Anielle Franco (Igualdade Racial), Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Luciana Barbosa (Ciência e Tecnologia).
De acordo com os integrantes do governo Lula, a viagem será custeada com o “dinheiro dos ministérios”.
*Fonte: Revista Oeste