Os ‘chupa-cabras’, como são conhecidos, conseguem acessar informações e e-mails dos beneficiários
A Polícia Federal (PF) descobriu um total de sete dispositivos ilegais para roubo de dados na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília. Os “chupa-cabras”, como são conhecidos, estavam conectados à rede do órgão federal.
De acordo com a corporação, os dispositivos eram capazes de acessar informações e e-mails dos beneficiários. No entanto, uma equipe de tecnologia da informação (TI) conseguiu desativá-los antes que houvesse vazamento de dados ou comprometimento de senhas dos servidores.
INSS acionou a Polícia Federal para identificar dispositivos
A detecção aconteceu em 26 de junho, quando especialistas em TI do instituto identificaram um comportamento anômalo na rede. Em seguida, eles desativaram o equipamento switch, essencial para a comunicação interna.
Depois da inspeção no prédio, o INSS acionou a Polícia Federal, conforme o protocolo de segurança.
Descoberta de mais dispositivos e medidas de segurança
Agentes da PF localizaram os dispositivos “chupa-cabras”, incluindo um no andar da presidência, e os enviaram para perícia. Todos os funcionários da Administração Central do INSS tiveram de alterar suas senhas de acesso. A polícia informou que a investigação segue sob sigilo.
*Fonte: Revista Oeste