Ricardo Nunes (MDB) lidera corrida pela Prefeitura de São Paulo

O atual prefeito paulistano aparece numericamente à frente dos demais pré-candidatos nos 3 cenários formulados pelo instituto Paraná Pesquisas

Os três cenários apresentados pelo instituto Paraná Pesquisas no mais recente levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo têm um ponto em comum. Conforme o material divulgado na manhã desta sexta-feira, 19, o atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), aparece numericamente à frente de todos os demais pré-candidatos.

No primeiro cenário, o emedebista, que tentará se reeleger em outubro, registra 26,9% das intenções de voto. Com a margem de erro em 2,6 pontos porcentuais (para mais ou para menos), ele está em condição de empate técnico com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), com 24,7%.

O apresentador José Luiz Datena (PSDB), o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) surgem na sequência desse primeiro cenário. Eles têm 11,6%, 10,9% e 6,4%, respectivamente. Dessa forma, considerando-se a margem de erro, os três estão tecnicamente empatados.

Tabata, no entanto, está em condição de empate técnico com outros dois pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. De acordo com o levantamento, a economista Marina Helena (Novo) contabiliza 3,6%, enquanto o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) soma 2,4%.

Assim, tanto Marina quanto Kataguiri ainda estão tecnicamente empatados com o pelotão de baixo. João Pimenta (PCO), Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese (UP) e Fernando Fantauzzi (Democracia Cristã) completam a lista. Eles têm 0,9%, 0,3%, 0,3% e 0,2%, respectivamente.

Ainda no primeiro cenário, nenhum/branco/nulo aparece com 6,7%. Além disso, 4,9% não souberam ou não quiseram responder.

Ricardo Nunes também lidera nos cenários 2 e 3

Ricardo Nunes sorri durante evento oficial
Ricardo Nunes é o atual prefeito paulistano | Foto: Reprodução/Facebook/@prefeitoricardonunes

Para o levantamento desta sexta-feira, o Paraná Pesquisas ainda formulou outros dois cenários de primeiro turno na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Em ambos os casos, a saber, Ricardo Nunes aparece na primeira colocação.

  • Cenário 2 (sem Kataguiri)

Ricardo Nunes — 27,7%;

Guilherme Boulos — 24,8%;

José Luiz Datena — 11,8%;

Pablo Marçal — 11,5%;

Tabata Amaral — 6,8%;

Marina Helena — 3,7%;

João Pimenta — 0,9%;

Ricardo Senese — 0,4%;

Altino Prazeres — 0,3%; e

Fernando Fantauzzi — 0,3%.

  • Cenário 3 (sem Datena e Kataguiri)

Ricardo Nunes — 31,9%;

Guilherme Boulos — 27,5%;

Pablo Marçal — 12,2%;

Tabata Amaral — 7,7%;

Marina Helena — 4,4%;

João Pimenta — 1,1%;

Ricardo Senese — 0,6%;

Fernando Fantauzzi — 0,4%; e

Altino Prazeres — 0,3%.

Informações do levantamento

instituto de pesquisa - urna eletrônica - ceará - eleições segundo turno
Urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Em São Paulo, eleitores vão eleger prefeito, vice-prefeito e 55 vereadores | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

De acordo com o Paraná Pesquisas, 1,5 mil eleitores foram entrevistados na cidade de São Paulo, de 14 a 17 de julho. Ainda conforme o instituto, além da margem de erro de 2,6 pontos porcentuais para os resultados gerais, o levantamento tem nível de confiança de 95%. Por fim, a empresa avisa que registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral, com o protocolo SP-06862/2024.

*Fonte: Revista Oeste