Sucessão na Câmara: partidos devem se reunir na próxima semana para continuar negociações

União Brasil e PL possuem reuniões marcadas com bancadas para discutir apoios e próximos passos

Depois da reviravolta que aconteceu com a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, partidos políticos devem se reunir, na próxima semana, a fim de continuar as negociações e, talvez, deliberar um posicionamento sobre a corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL).

Conforme apurou Oeste, o União Brasil — que tem o líder Elmar Nascimento (BA) na concorrência pelo posto — planeja uma reunião na terça-feira 10. O encontro servirá para discutir estratégias em prol da candidatura de Elmar e, até mesmo, uma eventual unificação de candidatura.

Já o PL, partido de oposição e do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve ter um encontro na segunda-feira 9. Apesar de ser uma reunião de rotina, o partido — que tem 93 deputados — pode discutir o eventual apoio a algum nome na disputa.

A entrada oficial do líder do Republicanos, deputado federal Hugo Motta (PB), na disputa modificou posicionamentos e cenários da eleição da Mesa, prevista para acontecer em fevereiro de 2025.

Considerado um nome de “consenso” entre líderes partidários, Motta, segundo interlocutores, já adquiriu até mesmo o parecer favorável de Lira, embora, publicamente, o presidente da Casa não tenha declarado apoio a ninguém até o momento.

Motta teria ainda angariado o aval do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta semana, ele entrou na disputa oficialmente após o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), renunciar a candidatura na disputa.

Além de Elmar e Motta, está na disputa o líder do PSD, deputado Antonio Britto (BA). Apesar de manterem suas candidaturas publicamente, há possibilidade de Elmar e Britto se unirem para enfrentar o republicano na disputa pela sucessão na Câmara

*Fonte: Revista Oeste