Contribuintes podem consultar o sistema do Fisco a partir das 10 horas desta segunda-feira, 30
A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 30, o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes podem consultar o sistema do Fisco a partir das 10 horas. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Serão contempladas nesta etapa da restituição cerca de 511 mil pessoas, o que totaliza um valor de R$ 1,03 bilhão. De acordo com a Receita, o destino de R$ 435,2 milhões serão os contribuintes com prioridade legal.
Receita Federal faz restituições do Imposto de Renda de acordo com faixa etária e condição
A Receita Federal fará as restituições da seguinte forma:
- 11.188 para idosos acima de 80 anos;
- 75.686 para pessoas entre 60 e 79 anos;
- 6.731 para contribuintes com deficiências físicas, mentais ou doenças graves; e
- 23.180 serão para aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.
Além disso, 201,3 mil restituições irão para contribuintes sem prioridade legal, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix. Foram também incluídas 106,2 mil restituições para contribuintes não prioritários. Por fim, 86,5 mil restituições são para contribuintes que entraram na lista de prioridades devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
Como consultar a restituição
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Se houver alguma pendência na declaração, é possível corrigir as informações.
Site da receita www.gov.br/receitafederal
Aplicativo da Receita Federal
A Receita também oferece um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas suas bases informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. Os valores irão para a conta bancária informada pelo contribuinte. Caso haja erro nos dados ou problema na conta destino, o valor não será transferido.
*Fonte: Revista Oeste