Mais de um milhão de clientes estão sem o serviço depois de temporal
A Enel informou, neste domingo, 13, que a demora no restabelecimento da energia na Grande São Paulo e na capital é atribuída à necessidade de a concessionária ter de “reconstruir trechos inteiros da rede”.
Depois de 24 horas da tempestade que afetou a rede elétrica, 64% dos clientes que ficaram sem o abastecimento de energia continuam com o problema. Ao todo, 2,1 milhões foram afetados e 1,3 milhão continuam no escuro.
“A companhia está atuando com cerca de 1,6 mil técnicos em campo e trabalhando para mobilizar no total cerca de 2,5 mil profissionais” afirmou a Enel em nota. “Esse contingente está sendo ampliado com a mobilização de equipes adicionais, além da chegada de técnicos do Rio e do Ceará.”
Enel e a falta de energia em SP
O problema começou em meio a uma tempestade que caiu na cidade de São Paulo e alguns municípios do interior na sexta-feira 11. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos de até 107 km/h na zona sul da capital durante o evento. Com o vendaval, postes e árvores caíram, cortando cabos da rede elétrica.
Os bairros mais afetados são Santo Amaro, Jardim São Luís, Socorro, Pinheiros, Americanópolis, Vila Andrade, Jardim Vaz de Lima, Alto de Pinheiros, Jardim Martini e Jardim Mariane. Fora da metrópole, os municípios com mais problemas são: Taboão da Serra Cotia, São Bernardo do Campo e Santo André.
O Procon notificou a Enel. A empresa tem até segunda-feira para responder. Entre as perguntas, o órgão questiona “qual é a estrutura de pessoal de prontidão para atuar em emergências, considerando que os eventos climáticos extremos tinham sido alertados pelos serviços de meteorologia há alguns dias”.
*Fonte: Revista Oeste