Rodrigo da Zaeli participa de encontro com setor atacadista e distribuidor de Mato Grosso

Rodrigo da Zaeli (PL), que deve assumir em janeiro a vaga de Abílio Brunini (PL) na Câmara Federal, participou nesta quinta-feira (28), do 24º Encontro Anual do Setor Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso, promovido pela Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores – AMAD/MT e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso – SINCAD/MT.  Neste ano, o evento abordou o tema de Atualizações da Reforma Tributária e os Impactos para o Setor Atacadista Nacional e aconteceu na sede da Amad/Sincad/MT, em Várzea Grande. Zaeli, apelido que ganhou por representar a indústria que leva o este nome nas regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso, é empresário do ramo atacadista, há mais de 20 anos.

Em destaque na plenária, estavam Anderson Nunes, contador com ampla experiência no setor contábil e tributário, diretor na Gomide Contabilidade e Expert Assessoria – Brasília/DF, e José Lombardi, especialista em direito financeiro e tributário, contabilidade empresarial e direito comercial. Além disto, Lombardi é aposentado como fiscal de tributos estaduais e atua como consultor tributário da Federação das Indústrias no Estado em Mato Grosso e na Amad-MT. Também participou do evento Fabio Pimenta, Secretário Adjunto Receita Pública de Mato Grosso.

“É um debate importante, a reforma tributária, pois ela veio com o intuito de simplificar, mas, na verdade, deve arrecadar mais ainda, encher os cofres públicos. É uma preocupação que eu já tinha, mas eu não tinha essa clareza que foi colocada pra gente aqui, o quanto Mato Grosso vai perder. E nesse cenário, nós temos que defender a nossa terra, defender o nosso estado, que é produtor, que ajuda muito na balança comercial nacional e que, se aceitarmos essa proposta, seremos sacrificados”, disse Zaeli.

Os atacadistas e distribuidores de Mato Grosso sofrem com a concorrência desigual dos estados vizinhos, que possuem taxas tributárias menores. “Grandes distribuidores atacadistas que estão em grandes centros populacionais, têm condições de ter o preço da aquisição do produto menor que nós. Consequentemente, terão uma condição de venda menor que a gente. Mas nós não podemos penalizar lá no final o consumidor, pois nessa penalização nós vamos perder mercado para esses grandes centros. Quero dizer a vocês que nós vamos estar lá como deputado a partir de janeiro do ano que vem, colocando sempre a disposição da categoria, contribuindo no que for necessário, principalmente, aqui com o nosso estado e com o nosso segmento”, concluiu Rodrigo da Zaeli.

O que é a Amad/Sincad-MT

O Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso – SINCAD-MT é uma entidade sindical de 1º grau, sem fins lucrativos, fundada em 09 de junho de 2004. O principal objetivo é coordenar, defender e representar a categoria diante das autoridades públicas, abrangendo tanto os interesses coletivos quanto individuais dos associados. A busca é pela colaboração com os poderes públicos para promover o desenvolvimento da solidariedade social e a integração da classe.

*Fonte: Assessoria