Morning Bid: Crescimento dos EUA supera China com relatório de megacaps

Um olhar sobre o dia à frente nos mercados dos EUA e global de Mike Dolan.

As duas maiores economias do mundo estão superando as previsões, mas o crescimento econômico dos EUA parece ter superado a expansão da China, em um desenvolvimento um tanto alarmante para observadores do Federal Reserve e mercados de títulos.

Com os horrores da guerra em Gaza e Israel deixando o mundo no limite, a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à região na quarta-feira continua sendo um ponto focal para o que acontece a seguir.

Os preços da energia estão subindo novamente em apreensão, mas os mercados globais se voltaram para uma enxurrada de atualizações econômicas e corporativas em busca de orientação, mesmo com o preocupante conflito se desenrolando.

Outra série de dados consensuais do varejo e da indústria dos EUA para setembro fizeram Wall St se esforçar para atualizar as previsões de crescimento dos EUA mais uma vez, já que a estimativa de crescimento do PIB em tempo real do Fed de Atlanta agora registra 5,4% para o terceiro trimestre.

Os lançamentos imobiliários nos EUA são os próximos nesta quarta-feira, com as megacaps americanas Tesla e Netflix avaliando os lucros do terceiro trimestre e os grandes bancos do país continuando a registrar batidas impressionantes.

Mesmo com o aumento dos temores de inadimplência para suas empresas imobiliárias em dificuldades e o crescimento anual do PIB desacelerando no segundo semestre, os dados mais recentes na quarta-feira mostraram que a economia da China também superou as expectativas no 3º trimestre, com o consumo e a atividade industrial surpreendendo.

Mas o crescimento anual da China é lisonjeado em comparação com os lockdowns relacionados à COVID em 2022 e sua expansão trimestral anualizada comparável de cerca de 5,2% agora é menor do que a estimativa do Fed de Atlanta para os Estados Unidos.

A combinação de crescimento de alta pressão e os preços do petróleo bruto dos EUA voltaram ao nível mais alto em duas semanas reacendeu as preocupações com a inflação.

Os futuros do Fed dos EUA voltaram a precificar mais de 50% de chance de o banco central elevar as taxas de juros novamente em janeiro, deixando os mercados observando um diário cheio de altos funcionários do Fed para orientação na quarta-feira – culminando em um discurso do chefe do Fed, Jerome Powell, amanhã.

E com um leilão de títulos do Tesouro de 20 anos também previsto para o final do dia, os mercados de títulos voltam a correr assustados. Os rendimentos do Tesouro de dois anos atingiram seu nível mais alto desde 2006 na terça-feira, a 5,24%, e mantiveram a maior parte desses ganhos durante a noite – enquanto os rendimentos de 20 anos também estão pairando em torno de 5,2%.

Aumentando a ansiedade inflacionária em todo o mundo, o Reino Unido informou que sua inflação global não caiu como esperado no mês passado e em 6,7% permanece muito acima da meta de 2% do Banco da Inglaterra – fazendo com que os rendimentos dos títulos do governo do Reino Unido também subissem novamente.

Contra tudo isso, as ações de Wall St (. SPX) permaneceu notavelmente resiliente enquanto analisa a torrente de ganhos recebidos – terminando apenas marginalmente no vermelho na terça-feira e com os futuros caindo uma fração antes do sino hoje.

As bolsas da Ásia e da Europa também mantiveram a linha, com as bolsas da China (. CSI300) com desempenho inferior em um cenário de preocupações imobiliárias e novas restrições dos EUA ao investimento em seu setor de chips.

O dólar (. DXY) manteve-se estável na quarta-feira na maior parte do tempo.

Na política doméstica, as atenções se voltaram para o Congresso e a ausência de um presidente da Câmara antes de outra possível paralisação das operações do governo dos EUA no próximo mês.

O republicano de direita Jim Jordan buscou nesta terça-feira mais tempo para construir apoio para sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara depois de ter ficado aquém em uma primeira votação, levantando questões sobre suas perspectivas de ganhar o cargo.

Principais desenvolvimentos que devem fornecer mais direção aos mercados dos EUA ainda nesta quarta-feira:

* Lucros corporativos dos EUA: Tesla, Procter &Gamble, Netflix, Abbott Laboratories, Morgan Stanley, Northern Trust, Nasdaq, Travelers, M&T, Citizens Financial, US Bancorp, Zions Bancorp, Discover Financial, Lam Research, Alcoa, POPG, Steel Dynamics, Crown Castle, Equifax, Kinder Morgan, Elevance

* Presidente dos EUA, Joe Biden, visita Israel

* Habitação nos EUA começa e permite, Federal Reserve divulga Livro Bege de condições econômicas, dados de fluxos do Tesouro TIC de agosto* Os governadores do Federal Reserve Christopher Waller, Lisa Cook e Michelle Bowman falam, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, e o chefe do Fed da Filadélfia, Patrick Harker também falam

* Tesouro dos EUA leiloa títulos de 20 anos

Gráficos Reuters
Gráficos Reuters
Vendas no varejo e preços da gasolina
Vendas no varejo e preços da gasolina
Produção industrial
Produção industrial
Gráficos Reuters
Gráficos Reuters