A partir de dezembro de 2024 as regras de importação do mercado europeu não serão as mesmas, pensando nisso, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para ajudar os produtores mato-grossenses a atenderem à nova legislação.
Em abril deste ano, o Parlamento Europeu aprovou uma regulamentação que exige dos fornecedores de produtos como carne bovina, madeira, cacau, café, borracha e soja uma documentação para que comprovem que as mercadorias não são de áreas que foram desmatadas no período posterior a dezembro de 2020.
A proposta do deputado Cláudio Ferreira visa criar o programa de desenvolvimento da agricultura familiar, pequenos e médios produtores do agronegócio a fim de que atendam às exigências do mercado internacional, bem como Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento.
“Colaborar para que aqueles que têm sustentado a nossa economia possam produzir, exportar e consequentemente gerar mais empregos, é o nosso objetivo”, declarou Cláudio Paisagista, como é conhecido.
Para o deputado, a proposta também pode trazer modernização ao mercado de exportação mato-grossense ao desenvolver sistemas de Due Diligence, treinamentos e parcerias para os produtores.