VÍDEO – Membros de facção criminosa homenageiam líder morto; dois são detidos

24/10/2023 – 22:11

Um dos líderes de uma facção criminosa morreu, na tarde desta terça-feira (24), e para homenageá-lo os membros organizaram uma queima de fogos em algumas cidades de Mato Grosso, para às 21 horas.

A Polícia Militar de Rondonópolis-MT foi informada da ação e no bairro Jardim Serra Dourada, acabou apreendendo uma grande quantidade de fogos de artifício. Um casal, sendo o homem de 26 anos e a mulher de 23 foi preso.

Em Tangará da Serra, a Polícia Militar registrou a prisão de um suspeito ainda não identificado, que estava tentando soltar fogos em participação às últimas homenagens. Na ação, a PM apreendeu diversos artefatos.

Rudiney Rodrigues dos Santos, conhecido como “Pinguim” ou “Motoqueiro” dentro da facção Comando Vermelho, faleceu na última terça-feira (24) no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, Mato Grosso. Sua morte desencadeou homenagens inusitadas, com a soltura de fogos de artifício em pelo menos 30 cidades do estado.

OUTROS PONTOS

Durante a noite desta terça-feira, foram registradas soltura de fogos em várias cidades de Mato Grosso, como Cuiabá, Barra do Garças, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Itaúna, Juruena, Carlinda, Colíder, Querência, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, União do Sul, Marcelândia, Confresa, Nova Ubiratã, Cláudia, Água Boa, Juína, Primavera do Leste, Apeaça, Juara, Nova Bandeirante, Rondonópolis, Canarana, Tapurah, Jaciara, Campo Verde e Rosário. Em alguns pontos da cidade de Rondonópolis-MT, a queima de fogos foi registrada (veja vídeo abaixo).

Rudiney Rodrigues dos Santos, escapou da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, também conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis-MT, na tarde da última sexta-feira, e acabou fraturando algumas costelas ao pular o muro da unidade.

“Pinguim” era considerado como uma espécie de “juiz” dentro da facção, sendo responsável por ordenar execuções de membros da facção rival Primeiro Comando Capital (PCC), mesmo estando na prisão. Na sexta, outros dois criminosos também conseguiram fugir sendo eles Aureo Roberto de Oliveira, de 44 anos, conhecido como “Aurinho”, e Diogo de Oliveira Dias Luiz Almeida, de 29 anos, conhecido como “Pretinho”.