Skatistas brasileiras lideraram suas respectivas baterias; Brasil terá representantes em todas as finais do torneio
Rayssa Leal e Pâmela Rosa dominaram as semifinais do skate street feminino no STU Open Rio de 2023. As brasileiras avançaram para a grande final liderando suas respectivas baterias. Rayssa foi para a final com a maior nota do dia, um 75,07.
Pamela Rosa teve a melhor nota de sua bateria com uma volta de 70.19. A experiente skatista brasileira explorou os elementos mais difíceis da Praça Duó. Além dela, avançaram para a final a brasileira Maria Almeida e a argentina Morena Domingez.
A prova do skate Street feminino foi brevemente interrompida por conta da chuva na Praça Duó. Por sorte, foi uma chuva fraca e breve e a prova pode ser retomada sem problemas.
Na segunda bateria, Rayssa Leal foi dominante desde a primeira volta. A maranhense teve a maior nota entre as mulheres nesta semifinal. Além dela, a norte-americana Paige Heyn e a brasileria Rafaela Murbach também avançaram para a final.
Classificadas da bateria 1
– Pâmela Rosa – 70,19
– Maria Almeida – 52,59
– Morena Dominguez – 51,02
Classificadas da bateria 2
– Rayssa Leal 75,07
– Paige Heyn – 69,75
– Rafaela Murbach – 50,09
Brasil brilha no park masculino
Na primeira bateria, Gui Khury e Pedro Barros brilharam representando o Brasil. Todos os skatistas classificados ultrapassaram a marca dos 80 pontos. Barros teve a maior nota da bateria com 85 pontos. Além de Gui e Pedro, o norte-americano Tom Schaar também avançou.
Já na segunda disputa, o brasileiro Augusto Akio teve a maior nota do evento até então, somando 86,58 pontos. Além dele, Luiz Francisco, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, se classificou ao lado do australiano campeão olímpico Keegan Palmer.
Classificados Bateria 1
– Pedro Barros – 85,00
– Tom Schaar – 84,00
– Gui Khury – 82,33
Classificados Bateria 2
– Augusto Akio – 86,58
– Keegan Palmer – 84,70
– Luiz Francisco – 81,47
Semifinais do street masculino
Nas competições do Street masculino três brasileiros avançaram para a grande final. Giovanni Vianna teve a maior nota do evento até aqui com um 84,88. Além dele Filipe Mota e Abner Pietro também avançaram em sua respectivas baterias.
Entre os estrangeiros a avançaram Richard Tury, da Eslováquia, Matias Dell Olio, da Argentina, e Jhancarlo Gonzales, da Colômbia. O norte americano Jake Ilardi, um dos favoritos da competição não conseguiu avançar e se revoltou com o resultado, quebrando seu skate ao meio após sua participação.
Classificados bateria 1
– Giovanni Vianna – 84,88
– Richard Tury – 78,96
– Filipe Mota – 67,88
Classificado bateria 2
– Matias Dell Olio – 82,04
– Jhancarlo Gonzales – 81,43
– Abner Pietro – 75,34
Semifinais do park Feminino
Nas disputas do Park feminino, as três atletas olímpicas do Brasil se classificaram para a final. Além delas, Raicca Ventura também venceu sua bateria e avançou. A melhor nota foi justamente da skatista de Santo André, que ultrapassou os 60 pontos. Fernanda Tonissi e Sofia Godoy foram as outras classificadas para a final. A decisão será inteiramente brasileira.
Classificadas bateria 1
– Yndiara Asp – 59,00
– Fernanda Tonissi – 58,48
– Dora Varella – 52,00
Classificadas bateria 2
– Raicca Ventura – 60,96
– Isadora Pacheco – 56,80
– Sofia Godoy – 51,70
*Fonte: GE