Recapitulação diária: Hamas – Guerra de Israel 30 de outubro de 2023 – Dia 24

Visão geral da arena

Sul de Israel

Durante as operações terrestres durante a noite, o PVT Ori Megidish, um observador de campo das FDI que foi sequestrado pela organização terrorista Hamas em 7 de outubro, foi libertado. Ela recebeu atendimento médico e agora está em casa com a família.

As FDI continuam a guerra contra o Hamas, com o objetivo de eliminar a ameaça do Hamas, restaurar a segurança de Israel e recuperar os reféns. As atividades contra o Hamas na Faixa de Gaza se intensificaram, acompanhando a evolução de nossos planos operacionais e apoiadas por forças adicionais de infantaria, corpo blindado, engenheiros de combate e corpo de artilharia. Dezenas de terroristas foram mortos durante confrontos com as tropas das FDI e mais de 600 alvos terroristas foram atingidos, incluindo depósitos de armas, posições de lançamento de mísseis antitanque e locais de preparação do Hamas.

Operações conjuntas envolvendo forças terrestres, força aérea, marinha e inteligência permitem que as IDF fechem o ciclo contra ameaças ativas em tempo real. Um exemplo dessa colaboração ocorreu quando soldados em Gaza identificaram mais de vinte agentes do Hamas em um prédio e convocaram um ataque aéreo. Em outro caso, terroristas armados foram identificados e alvejados em um ataque aéreo enquanto estavam em um posto de lançamento de mísseis antitanque na Universidade al-Azhar, em Gaza. Em mais um exemplo do uso de locais sensíveis pelo Hamas, soldados identificaram agentes do Hamas Nukhba em um túnel sob uma mesquita e convocaram um ataque aéreo. Esta colaboração permite a colaboração dinâmica de situações em desenvolvimento; Após outro ataque aéreo, as forças terrestres conseguiram identificar os agentes que escaparam e convocar um ataque aéreo contra eles.

As IDF continuam a visar agentes seniores e táticos na Faixa de Gaza. Na segunda-feira, a liderança tática visada pelas IDF incluiu:

Entre os agentes mortos:

  • Jamil Baba, comandante das forças navais do Hamas em sua Brigada Central
  • Muhammad Safadi, comandante da unidade de mísseis antitanque do Batalhão Tuffah
  • Muwaman Hijazi, um agente da unidade de mísseis antitanque do Hamas
  • Muhammad Awdallah, um agente do departamento de produção do Hamas

Além da cobertura aérea, as forças terrestres são apoiadas pelo reabastecimento logístico em curso, incluindo munições e equipamentos de proteção.
 



Arena Norte

As hostilidades do Hezbollah continuaram com uma série de ataques ao longo da fronteira norte. Isso incluiu foguetes disparados do sul do Líbano, incluindo um que atingiu uma casa na cidade de Kiryat Shmona, uma das cidades evacuadas pelo Ministério da Defesa no início da guerra, bem como foguetes disparados da Síria.

No último dia, seis células terroristas foram identificadas e neutralizadas ao longo da fronteira libanesa, incluindo uma que tentou se infiltrar em Israel. Além de atingir as células, as IDF visaram o Hezbollah e locais militares no sul do Líbano e na Síria.

Arenas adicionais

Ao longo do dia, foguetes foram disparados contra o sul e o centro de Israel, incluindo Jerusalém.

Um soldado das FDI morreu e outro ficou gravemente ferido quando um tanque virou em um acidente no norte de Israel. Até o momento, as famílias de 312 soldados mortos das FDI e as famílias de 239 reféns foram notificadas. O retorno dos reféns é uma missão nacional suprema – um dos objetivos desta guerra. A nossa actividade terrestre na Faixa de Gaza serve, entre outras coisas, esse propósito.