Recapitulação diária: Hamas – Guerra de Israel 8 de novembro de 2023 – Dia 33

Visão geral da arena

Arena Sul:

As IDF continuam com suas operações aéreas combinadas em Gaza, terrestres e navais, com o objetivo de desmantelar o Hamas. Como afirmou ontem o porta-voz das IDF, o contra-almirante Daniel Hagari, a Força Aérea israelita, a Marinha israelita, a Direcção dos Serviços Secretos e a ISA, juntamente com as nossas forças que estão actualmente a operar na Cidade de Gaza, estão a exercer uma grande pressão sobre o Hamas.

Até o momento, as IDF atingiram mais de 14.000 alvos terroristas, destruíram mais de 100 túneis terroristas e confiscaram mais de 4.000 armas, muitas de dentro de mesquitas, jardins de infância, edifícios residenciais e outras áreas civis exploradas pelo Hamas.

As IDF se concentraram em eliminar a liderança sênior e tática do Hamas. Em um desses exemplos, as IDF e a ISA eliminaram ontem o chefe de armas e indústrias do Hamas, Mohsen Abu Zina. Abu Zina serviu como o principal desenvolvedor de armas do Hamas e tinha experiência no campo de armas estratégicas e foguetes.

Durante a noite, as tropas das FDI identificaram uma célula terrorista que planejava disparar mísseis antitanque. As tropas convocaram um ataque aéreo contra a célula, eliminando vários terroristas. As tropas das FDI também direcionaram uma aeronave para um ataque a uma célula terrorista responsável por lançar foguetes em direção a Israel. Vários terroristas foram eliminados no ataque.

Norte de Israel

As FDI continuam em alerta máximo na fronteira norte e estão respondendo a quaisquer ataques contra Israel. Na tarde de quarta-feira, soldados das FDI atingiram vários postos de lançamento de mísseis antitanque pertencentes à organização terrorista Hezbollah.

Dois soldados das FDI ficaram feridos quando terroristas lançaram um míssil antitanque em direção à área de Dovev. As IDF responderam com fogo de artilharia em direção à origem do lançamento.

Dois foguetes foram lançados em direção a Shtula e Yiftah no norte de Israel. As IDF responderam com fogo de tanque e artilharia em direção à fonte de fogo. Não houve feridos.

Atividade Humanitária

As IDF continuam a fornecer ajuda humanitária ao sul de Gaza. Nas últimas semanas, centenas de caminhões de ajuda, incluindo equipamentos, água, alimentos e remédios foram entregues a Gaza. Ontem, 96 caminhões entraram em Gaza, incluindo 5 com suprimentos médicos, 31 com alimentos, 8 com água, 19 com suprimentos para abrigo e mais 23. Além disso, as FDI abriram hoje outro corredor de evacuação para que os civis no norte de Gaza se desloquem para o sul das 10:00 às 14:00. Cerca de 50.000 habitantes de Gaza utilizaram o corredor para se deslocar para o sul.

Outras Arenas:

Os reféns carregam as IDF e são sua motivação para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para serem bem-sucedidos.

As IDF notificaram as famílias dos 349 soldados das IDF que caíram em defesa do Estado de Israel. Também houve feridos devido às últimas semanas de combates.

A Diretoria de Inteligência Militar revelou uma conversa entre um morador de Gaza e um terrorista do Hamas, o que demonstra a exploração de
ambulâncias pelo Hamas.