A 252ª Divisão (Divisão Sinai) luta no norte da Faixa de Gaza desde o último sábado e é composta por quatro brigadas de infantaria (Givati e unidades de reserva paraquedistas) e uma brigada blindada de reserva.
Nos últimos dias, as forças da divisão garantiram a área de Beit Hanoun por meio de uma operação de eliminação de terroristas e demolição dos túneis terroristas e da infraestrutura militar da organização terrorista Hamas. Desde o início da operação terrestre, as forças da divisão eliminaram centenas de terroristas, incluindo altos agentes terroristas do Hamas, nas áreas de Beit Hanoun e Jabaliya. Entre os terroristas eliminados estava o Comandante do Batalhão Beit Hanoun, com a ajuda da Força Aérea. As forças destruíram complexos terroristas do Hamas, que incluíam posições de combate ligadas ao sistema de túneis e que levavam ao quartel-general, que estão posicionados sob a população civil.
O esforço de combate no terreno é apoiado por ataques de artilharia da 454ª Brigada de Artilharia. Dirigida pelas forças terrestres e inteligência precisa, a brigada destruiu cerca de 300 alvos esta semana, incluindo alvos subterrâneos, posições de observação e posições antitanque. As forças da divisão têm participado dos combates e operam desde sábado, 7 de outubro, realizando missões de resgate e defesa de comunidades e eixos-chave.
Comandante da 252ª Divisão, BG Moran Omer:
“Este é um momento decisivo para a divisão e para toda a matriz de reserva em que uma divisão de reserva manobra ao lado das divisões regulares e prova a força e a qualidade das IDF, tanto no serviço regular quanto no de reserva. Estamos nos preparando para isso há anos, é nosso dever agora restaurar a paz e a segurança para nossos civis. Nossos reservistas e suas famílias são a expressão de nossa unidade, de estarmos dispostos a defender nosso povo o quanto for necessário e de obter apenas um resultado – determinado em cada encontro com o inimigo – até a vitória”.