Dezenas de ADANIM (Deployable-level Intel) estão operacionais pela primeira vez e estão fornecendo inteligência para as forças que operam em Gaza

IDF

Graças ao acesso a inteligência rápida e eficiente no campo, soldados da Brigada Golani eliminaram sete terroristas em dez minutos; Dezenas de ADANIM (Intel de nível destacável) estão operacionais pela primeira vez e estão fornecendo inteligência para as forças que operam em Gaza

O Centro de Defesa e Manobras Operacionais é uma organização integradora da Diretoria de Inteligência encarregada de produzir, pesquisar e tornar a inteligência tática acessível à frente operacional, a fim de melhorar a eficácia operacional das forças em campo tanto na defesa quanto no ataque e levar à rápida Coordenação do poder de fogo combinando inteligência precisa e poder de fogo eficaz. Durante os períodos de rotina, o centro se concentra no reforço de forças para emergências e, agora, pela primeira vez, está apoiando a atividade operacional das IDF.

Cada divisão e brigada operacional tem um back office chamado ADAN (Deployable-level intel), para integrar e usar a variedade de fontes de coleta e análise na Diretoria de Inteligência e na comunidade de inteligência, tornando a informação acessível às forças em campo.

A demanda operacional vem da divisão e da brigada para a ADAN, onde uma resposta completa é dada. Em um escritório, monitores de sinalização, oficiais de inteligência de rede, analistas e pesquisadores sentam-se juntos com o objetivo de proteger nossas forças e eliminar os terroristas do Hamas.

 infográfico explicando a coordenação do poder de fogo que levou à eliminação de sete terroristas em dez minutos, por ADAN Golani e as forças no terreno

Outro exemplo de coordenação rápida que ocorreu no Centro de Defesa e Operações, é a eliminação do comandante da Companhia Naser Radwan, o terrorista Ahmed Siam. Na manhã de sexta-feira (10 de novembro de 2023), ADAN Givati recebeu uma indicação da presença incomum de Ahmed Siam em uma escola no norte de Gaza. Foi revelado que Ahmed Siam manteve cerca de mil residentes da Faixa de Gaza como reféns e escudos humanos no hospital de Rantisi e impediu-os de evacuar para o sul da Faixa de Gaza. O cruzamento de várias camadas de pesquisa com todas as fontes confirmou sua presença acima do solo. Ao meio-dia, ele foi alvejado por uma aeronave da Força Aérea usando estreita coordenação.

Imagens da eliminação do comandante da Companhia Naser Radwan, o terrorista Ahmed Siam

Nas palavras do Oficial de Inteligência da 401ª Brigada, MAJ Y.: “Um dos desafios mais significativos para a inteligência no terreno é receber informações disponíveis na Diretoria de Inteligência em toda a sua infinidade de unidades: 8200, 9900, 504 e transformando-o em conhecimento para os soldados em campo. A ADAN nos permite, como divisão em campo, aguçar essa aresta. O relacionamento com a ADAN funciona de forma eficaz, pois é parte orgânica da brigada, que também treina rotineiramente com a brigada e participa de seus procedimentos de combate. Nesta guerra, pegamos essa organização multidisciplinar e a elevamos a um novo nível – todo o pessoal de inteligência no campo está conectado por fone de ouvido ao pessoal da ADAN, conseguindo assim manter uma estreita coordenação contra os terroristas. Isso é expresso em operando poder de fogo ou direcionando um tanque no campo para esses terroristas. A ADAN 401 é responsável por muitos terroristas que foram mortos após essa estreita coordenação.”

Imagens do Centro de Defesa e Operações