Onda de calor provoca aumento nas temperaturas em diversas regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
A onda de calor que atinge todas as regiões do Brasil provoca aumento nas temperaturas em diversas cidades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros superaram 40ºC em pelo menos sete municípios brasileiros.
O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” em decorrência das altas temperaturas para 16 estados e o Distrito Federal. Os termômetros devem superar 40ºC em todas as regiões do país até esta sexta-feira (17/11).
Corumbá, município de Mato Grosso do Sul, foi a cidade mais quente desta terça, de acordo com o Inmet. Confira os locais que registram as temperaturas mais elevadas:
- Corumbá (MS): 43,3°C
- São Romão (MG): 42,3°C
- Nova Porteirinha (MG): 41,9°C
- Coronel Pacheco (MG): 41,5°C
- Seropédica (RJ): 41,3°C
- Ibotirama (BA): 41,2°C
Segundo especialistas, essa nova onda de calor é provocada pelo fenômeno climático El Niño, responsável pelo aquecimento do Oceano Pacífico e pela mudança no regime de chuvas no Brasil.
Para se proteger das altas temperaturas, o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de bastante água e evitar a exposição ao Sol.
Além das altas temperaturas, o Brasil sofre com a baixa umidade do ar em alguns estados, como Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Ceará, Goiás e Tocantins.
Os menores índices de umidade foram registrados nas cidades de:
- Paracatu (MG): 12%
- Bom Jesus do Piauí (PI): 13%
- Santa Rita de Cássia (BA): 13%
- Espinosa (MG): 13%
- Chapada Gaúcha (MG): 13%
- Posse (GO): 14%
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar deve girar em torno dos 40% e 70%.
*Fonte: Metrópoles