Datafolha revela que 60% avaliam mal governo Lula no combate à corrupção

Pesquisa também mostra que maioria não confia no que o presidente fala

O combate à corrupção tem sido uma fraqueza no governo Lula. Os dois primeiros mandatos do presidente foram marcados pelos escândalos do mensalão e de desvios na Petrobras.

Agora, com 11 meses de gestão no terceiro mandato, 59% da população considera “ruim ou péssimo” o governo do petista em relação ao combate à corrupção, segundo resultados da recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgados nesta sexta-feira, 8.

O presidente mantém o deputado licenciado Juscelino Filho (União Brasil-MA) como ministro das Comunicações, mesmo depois dele ter sido alvo de operação da Polícia Federal (PF), em setembro, por suspeita de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

De acordo com o recorte do levantamento do Datafolha, 23% consideram regular e apenas 15% acham “ótimo ou bom”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Na comparação com o primeiro ano do governo Bolsonaro, 50% opinaram o combate à corrupção como “ruim ou péssimo”, 29% acharam “ótimo ou bom” e 19% regular.

Lula mal avaliado no combate à fome e miséria

De acordo com a pesquisa, Lula também foi mal avaliado no combate à fome e à miséria.

Para 40% da população, o governo do petista é “ruim ou péssimo” nesse quesito. A avaliação de 31% é “regular” e de outros 28% é de “ótimo ou bom”.

Em relação ao grau de confiança em Lula, 40% dos entrevistados disseram nunca confiar no que ele diz. Já 35% afirmaram confiar às vezes, enquanto 24% declararam sempre.

Lula
A pesquisa do Datafolha também revela que 40% dos brasileiros disseram nunca confiar no que Lula diz e 35% disseram que confiam às vezes | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Habituado a fazer pronunciamentos improvisados, Lula tem se tornado alvo de críticas até mesmo de apoiadores por gafes cometidas em declarações referentes a temas variados.

O Palácio do Planalto minimizou os resultados das pesquisas de opinião desta semana e aposta que os sinais de desgaste do governo Lula são temporários.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que os efeitos dos programas lançados pelo governo Lula ainda não chegaram a toda a população.

De acordo com o Ipec, a avaliação negativa do governo subiu cinco pontos percentuais em três meses: eram 25% os que tratavam a gestão como ruim ou péssima, índice que é de 30% agora.

*Fonte: Revista Oeste