Ucraniano era do partido de Zelensky e morreu no ataque
???? Deputado ucraniano detona granadas durante reunião deixando 26 feridos, 1 morto e 6 pessoas em estado crítico, diz a mídia do país. Serhii Batryn, de 53 anos, faz parte do partido do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Se essa moda pega no Brasil, faltará granada. pic.twitter.com/yjzQxpakpH— Julio Schneider ???????????????? (@juliovschneider) December 15, 2023
As câmeras de segurança da prefeitura, onde ele realizou o ataque, filmaram tudo. O vídeo circula pelas redes sociais.
UE aprova início das negociações para adesão da Ucrânia
Líderes da União Europeia (UE) concordaram em abrir negociações com a Ucrânia, para a adesão do país ao grupo. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 14.
Em um anúncio surpresa, o presidente do Conselho Europeu e presidente da cúpula da UE, Charles Michel, disse que os líderes decidiram abrir as negociações de adesão com dois países. Além da Ucrânia, a Moldávia foi mencionada.
Além disso, Michel citou outras duas nações como possíveis futuros membros do bloco econômico. No Twitter/X, ele afirmou que a UE concedeu o status de candidata à Geórgia, no Cáucaso. De acordo com ele, a Bósnia e Herzegovina, na Península Balcânica, vai contar com negociações a partir da “conformidade com os critérios de adesão”.
“Um sinal claro de esperança para o seu povo e para o nosso continente”, concluiu Michel.
Ucrânia, UE e a guerra contra a Rússia
Os chefes de Estado dos países europeus se prepararam para uma reunião de dois dias. O apoio à Ucrânia está no topo da agenda do bloco.
A reunião ocorre em um momento crucial para a Ucrânia. Afinal, o presidente Volodymyr Zelensky viaja pelo mundo em busca de mais ajuda na luta contra a invasão da Rússia.
As primeiras ações da Rússia ocorreram em fevereiro de 2022.Ou seja, a invasão do território ucraniano pelas tropas de Moscou já dura quase dois anos.
*Fonte: Revista Oeste