Business da fofoca: as marcas que patrocinam o perfil Choquei

Conta faz parte da Banca Digital, que reúne 30 milhões de seguidores e fecha super contratos publicitários

Grandes empresas aproveitam a potência dos influenciadores digitais do Brasil para investir alto em publicidade. E um dos maiores beneficiados dessa na indústria multimilionária no país, nos últimos anos, foi o perfil Choquei, que integra a agência Mynd8. Pelo tamanho dos investidores da página, o mercado entendeu que o business da fofoca – ainda que difamatória – compensa. 

Em 2022, o dono do Choquei, Raphael Souza, disse em entrevista ao Flow Podcast que, à época, conseguia reter mais de dois milhões de visualizações em um único dia. O fenômeno de audiência conseguiu atrair grandes contratos publicitários para o perfil.

Souza afirmou, em outra entrevista, que não daria para comentar o valor mais alto que já fechou em publicidade, mas enumerou quem empregou dinheiro em seu perfil.

“Eu não vou citar valor, mas as publi (sic) mais caras que tenho dentro do perfil são de marcas”, disse o influenciador. 

Segundo a lista revelada por Souza, estariam gigantes como Netflix, Nestlé, Carrefour, Lacta e Americanas.

Carona na fama

Mais de 30 milhões de contas nas redes sociais seguem a chamada Banca Digital, grupo de influenciadores agenciados pela Mynd8. Tamanho alcance faz os investidores pagarem alto para aparecer nos perfis fofoqueiros e pegam carona na popularidade.

De acordo com um levantamento feito pelo do site Metrópoles, em 2021, há perfis que chegam a faturar R$ 20 mil por dia para publicar tudo sobre a vida de famosos.

E também de anônimos, como foi o caso de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, vítima fatal de uma difamação amplamente disseminada por esse super engajamento.

*Fonte: Revista Oeste