Eleitores republicanos vão escolher seu candidato num processo de votação chamado de caucus
Os conservadores norte-americanos começam a escolher nesta segunda-feira, 15, quem será o candidato do Partido Republicano à Presidência da República nas eleições de 2024. As primárias iniciam-se historicamente pelo Estado de Iowa, em um processo de votação chamado de “caucus”. Estão na corrida pela vaga seis políticos, incluindo o ex-presidente Donald Trump.
A eleição das primárias começa à noite em mais de 1,5 mil locais no Estado do meio-oeste norte-americano.
Os candidatos são: Donald Trump, de 77 anos; Nikki Haley, de 51 anos, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas; Ron DeSantis, de 45 anos, governador da Flórida; Asa Hutchinson, de 73 anos, ex-governador do Arkansas; Vivek Ramaswamy, de 38 anos, empresário milionário de origem indiana; e Ryan Binkley, 56 anos, empresário e pastor.
Segundo os analistas políticos, uma vitória expressiva em Iowa pode elevar o favoritismo de Trump à Casa Branca, apesar de o ex-presidente ser alvo de diversas ações judiciais e tentativas de barrar seu nome das cédulas de votação.
Diversas pesquisas mostram que Trump é o pré-candidato preferido por mais de 50% dos eleitores republicanos em Iowa, mantendo uma vantagem de mais de 30 pontos sobre os seus concorrentes dentro do partido.
Frio extremo poderá prejudicar as primárias em Iowa
O inverno rigoroso tem complicado os eventos finais dos candidatos, e há o receio de que as pessoas não compareçam aos locais de votação.
Segundo a imprensa norte-americana, todos os candidatos incentivaram os eleitores a enfrentarem o frio extremo e saírem de casa para fazerem suas escolhas. As previsões meteorológicas indicam possibilidade de queda de a temperatura a até -30°C nas próximas horas.
Depois de Iowa, a corrida seguirá Estado por Estado, dos 50 da federação, incluindo Alasca e Havaí, que estão localizados fora do território contíguo dos EUA.
Cada Estado realiza primárias abertas ou fechadas, até que um candidato seja escolhido para concorrer pelo partido na eleição geral do país, marcada para 15 de novembro.
Veja as próximas datas das primárias abertas do Partido Republicano
Em 23 de janeiro, as primárias acontecerão em New Hampshire; em 6 de fevereiro, será no Estado de Nevada; em 5 de março, será a vez de 14 Estados escolherem o candidato conservador na chamada ‘Superterça’; e em 15 de julho, ocorrerá a Convenção do Partido Republicano, quando o vencedor será anunciado oficialmente.
Pesquisas apontam o cenário em caso de disputa entre Trump e Biden
Em um cenário na votação geral, pesquisas mostram uma disputa acirrada nas eleições de novembro, caso o candidato escolhido pelos conservadores seja Trump.
Diversas pesquisas indicam um empate ou até mesmo uma liderança de Trump sobre o democrata Joe Biden. O atual presidente dos EUA provavelmente será confirmado como candidato à reeleição.
As pesquisas de opinião também sugerem que muitos democratas — a esquerda dos EUA, marcada pelo viés progressista — prefeririam ver o partido sendo representado por outro nome.
De acordo com a imprensa norte-americana, até o momento, os outros pré-candidatos democratas não representam uma ameaça significativa a Biden.
*fonte: Revista Oeste