Pesquisa aponta que pré-candidato do PL cresceu 10 pontos, se comparado a última pesquisa
O Instituto Tecnológico da Informação (ITEC) apresentou, nesta quarta-feira (12), uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Rondonópolis, onde o pré-candidato do Partido Liberal, Claudio Ferreira, aparece com 10 pontos a mais do que a pesquisa divulgada pelo Instituto MT Dados, no dia 14 de maio. Claudio, que antes aparecia com 16,1% na modalidade estimulada (quando os nomes são apresentados aos entrevistados), hoje está com 26,5%. O pré-candidato Thiago Silva (MDB) aparece em primeiro lugar, mas quase não cresceu, se comparado a última pesquisa. Ele aparecia com 38,6 e, hoje, aparece com 39,8. Já o terceiro colocado, Paulo José (PSB), caiu de 18,4% para 13%.
A pesquisa ouviu pessoas em 30 bairros e oito regiões de Rondonópolis. Ainda na estimulada, 12% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram opinar. Já 8,7% responderam que não votariam em nenhum dos três pré-candidatos apresentados.
Na modalidade espontânea (quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados), Thiago caiu de 16,7% para 15,67%. Claudio Ferreira do PL, também cresceu nesta modalidade. Foi de 6,3% para 10,84% e, Paulo José, de 9,6% para com 6.
Os ITEC realizou a pesquisa quantitativa entre os dias 06 a 10 de junho. Foram entrevistadas 600 pessoas de 30 bairros em oito regiões do município, incluindo a área central.
A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com a inscrição MT-01093/2024.
A metodologia da pesquisa é a SURVEY com adequação espacial e proporcional as variáveis de: escolaridade, sexo e idade do entrevistado, com base em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estatístico responsável foi Rosane Coelho da Silva Sales.