Ministério diz que auxilia famílias das vítimas; tragédia já deixou ao menos 235 mortos
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quinta-feira, 25, a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira 24.
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou, por telefone, com o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil. Na ocasião, manifestou solidariedade ao povo venezuelano em razão dos recentes terremotos. pic.twitter.com/gHtzhl3517
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) June 26, 2026
Em nota, o Itamaraty informou que as vítimas são um homem e uma mulher. O órgão afirmou que está prestando assistência consular às famílias. Por questões de privacidade, as identidades não foram divulgadas.
De todos os vídeos que vi do terremoto na Venezuela, esse é sem dúvida o mais angustiante.
— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) June 25, 2026
Parece filme de terror.
Quanto mais desce, mais o prédio tá quebrado, aí o desespero bate pra sair logo. 😱 pic.twitter.com/r70rnyxurd
Os abalos sísmicos foram os mais intensos registrados na Venezuela em mais de um século. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 7,2 foi seguido, menos de um minuto depois, por outro de magnitude 7,5, provocando destruição em diversas regiões do país.
Venezuela mantém força-tarefa para resgate
De acordo com as autoridades venezuelanas, ao menos 235 pessoas morreram, mais de 1,5 mil ficaram feridas e 157 continuam desaparecidas. Equipes de resgate seguem trabalhando na busca por sobreviventes entre os escombros de prédios que desabaram, enquanto centenas de pessoas permanecem desalojadas.
O governo brasileiro informou que continuará acompanhando a situação por meio de sua rede consular e reiterou solidariedade às famílias das vítimas e ao povo venezuelano diante da tragédia.
*Fonte: Revista Oeste