Tesla se junta à GM e Ford na desaceleração da rampa de fábrica de veículos elétricos

A Tesla (TSLA… O) na quarta-feira, juntou-se à General Motors (GM) e à Ford (F.N) para serem cautelosos sobre a expansão da capacidade de produção de veículos elétricos (EV), citando incertezas econômicas e ressaltando temores de uma desaceleração na demanda.

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que estava preocupado que os custos mais altos dos empréstimos impedissem os clientes em potencial de comprar seus veículos, apesar dos cortes substanciais de preços, e que esperaria por clareza sobre a economia antes de aumentar sua fábrica planejada no México.

+ Leia mais notícias sobre Economia no site Ethos Digital.

“As pessoas hesitam em comprar um carro novo se houver incerteza na economia”, disse Musk em uma teleconferência pós-resultados, onde também falou sobre as pressões de “contracheque a salário” sobre os trabalhadores americanos. “Não quero entrar em velocidade máxima na incerteza.”

Os comentários de Musk vieram após alertas de outras montadoras e startups de veículos elétricos. Isso fez com que as ações da Tesla caíssem 7% na ação de pré-mercado na quinta-feira, bem como ações de outros fabricantes de veículos elétricos.

A GM disse na terça-feira que atrasaria a produção em um ano de picapes elétricas Chevrolet Silverado e GMC Sierra em uma fábrica em Michigan, citando o achatamento da demanda por veículos elétricos.

O novo logotipo da GM é visto na fachada da sede da General Motors em Detroit, Michigan, EUA, em 16 de março de 2021. Foto tirada em 16 de março de 2021. REUTERS/Rebecca Cook/File Photo

A Ford disse na semana passada que cortaria temporariamente um dos três turnos da fábrica que fabrica sua picape elétrica F-150 Lightning. Em julho, a montadora desacelerou seu aumento de veículos elétricos, transferindo o investimento para veículos comerciais e híbridos.

O logotipo da Ford é retratado no Salão de Frankfurt (IAA) de 2019 em Frankfurt, Alemanha, em 10 de setembro de 2019. REUTERS/Wolfgang Rattay/Foto de arquivo

As startups de veículos elétricos Lucid (LCID.O) e Rivian (RIVN. O) também foram mais baixas nas negociações de quinta-feira pré-mercado, cada uma perdendo mais de 2%.

A Lucid relatou na terça-feira uma queda de quase 30% na produção do terceiro trimestre e apenas um aumento marginal nas entregas, apesar dos grandes descontos, levantando preocupações sobre a demanda por seu sedã de luxo Air.

A Rivian, que fabrica picapes elétricas e utilitários esportivos, também decepcionou os investidores neste mês, quando evitou aumentar sua previsão de produção para o ano inteiro, apesar dos números mais fortes do que o esperado no terceiro trimestre.

“Isso destaca que pode haver uma desaceleração na (demanda) de veículos elétricos no curto prazo”, disse Tom Narayan, analista global de automóveis da RBC Capital Markets. “Mas tem mais a ver com preços e acessibilidade do que uma rejeição aos veículos elétricos.”

Narayan disse esperar que esta seja uma “queda” que melhore à medida que os preços dos EVs caem e variantes de preços mais baixos estão disponíveis.

As montadoras têm bilhões de dólares em investimentos relacionados a veículos elétricos sobre como os próximos trimestres se desenrolam. As preocupações com a desaceleração da demanda têm aumentado no momento em que as empresas lidam com restrições na cadeia de suprimentos que destruíram os planos de produção.

Foi informado em julho que o mercado dos EUA não estava crescendo rápido o suficiente para evitar que veículos elétricos não vendidos se acumulassem em algumas concessionárias de automóveis.

Para evitar que a demanda diminua, a líder de mercado Tesla, com margens de lucro líderes do setor, foi a primeira e mais agressiva em reduzir os preços, forçando outros a seguir o exemplo e apertando as margens.

Uma placa é retratada no local de um novo automóvel elétrico da Tesla, Inc., que está passando por uma reforma de uma antiga concessionária BMW em Encinitas, Califórnia, EUA, em 18 de outubro de 2023. REUTERS/Mike Blake 

Mas Musk disse que os custos de financiamento mais altos devido ao aumento das taxas de juros destinados a combater a inflação teimosamente alta em alguns casos compensam quase totalmente as reduções de preços, fazendo com que os consumidores que procuram se afastar dos veículos que consomem gasolina sejam cautelosos.

“Se as taxas de juros continuarem altas… É muito mais difícil para as pessoas comprarem o carro. Eles simplesmente não podem pagar”, disse Musk, acrescentando que “acelerará” a expansão da fábrica do México se as taxas de juros caírem.

Isso não é esperado nos Estados Unidos até junho de 2024, com base nas estimativas atuais do mercado, com dados econômicos robustos recentes sugerindo que o banco central pode deixar as taxas de juros mais altas por mais tempo.