Dado consta do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 22
Os analistas de mercado que participam do Boletim Focus estimam que a inflação vai fechar em 3,86% em 2024, patamar levemente inferior ao da semana passada, quando a projeção foi de 3,87%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central.
Para os dois anos seguintes, a projeção segue a mesma da semana passada, divulgada pelo Banco Central: de 3,5% em 2024 e 3,5% em 2025. Esses índices se mantêm há 26 e 29 semanas, respectivamente.
Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a projeção do Focus é de 1,6%, ante 1,59% na semana anterior. Os índices de crescimento da economia para 2025 e 2026 foram mantidos em 2% em cada ano.
Mercado projeta Selic estável e câmbio em queda
Para a taxa Selic, pela quarta semana seguida, a projeção é a mesma, em 9%. Para os dois anos seguinte, a taxa projetada é de 8,5%.
O câmbio teve queda. A projeção desta semana é de que o dólar fechará o ano valendo R$ 4,92, ante a projeção de R$ 4,95 na semana anterior.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
*Fonte: Revista Oeste